Translate

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

o grande mal da contracepção V

O MÉTODO BILLINGS
É um método natural de regulação da fertilidade de grande eficiência que se baseia fundamentalmente na observação do muco cervical. O muco é uma substância produzida por glândulas do colo uterino e pode ser sentido (causando umidade) ou observado na vulva.
Quando o muco começa a aparecer ele é grosso, pegajoso, grumoso, consistente, muito pouco elástico e pode causar uma sensação pegajosa na vulva. Com o passar dos dias, o muco cervical vai tornando-se pouco a pouco mais líquido, até ficar liso, escorregadio e aquoso, semelhante à clara de ovo cru, podendo então ser distensível entre os dedos, formando filamentos finos e compridos. Neste período, o muco causa uma sensação de umidade e lubrificação na vulva podendo ser uma sensação de umidade semelhante àquela provocada pela descida da menstruação. Em seguida há uma mudança brusca e o muco assume novamente uma consistência sólida ou desaparece e a sensação na vulva volta a ser de secura. O último dia da sensação úmida e de muco semelhante à clara de ovo cru, é chamado de dia ápice de fertilidade. O ápice somente pode ser identificado no dia seguinte, quando ocorre a variação brusca no padrão de muco e a umidade desaparece, indicando assim que o dia anterior foi o ápice. Nem sempre o dia ápice é o dia em que ocorre o maior escoamento de muco, mas é o último dia de sensação de umidade.
"sensação. - O muco produz uma sensação na pele fora da vagina [vulva]. Esta é a observação mais importante.
Durante suas atividades normais no corre-corre diário, você pode reconhecer uma sensação de umidade, de viscosidade ou de nada (secura).
Uma quantidade mínima de muco, ainda não visível, pode mudar a sensação de seca até não-seca, pegajosa, apenas úmida, escorregadia ou muito úmida. Algumas mulheres ficarão desanimadas se esperam ver muco que se parece com a clara de ovo cru e que é distensível sem se romper.
Aparência. - Quando você sentir a presença de  muco, você deve reparar na aparência dele. Cada mulher tem sua maneira própria para fazer isso. Algumas passam um pedaço de papel higiênico na abertura vaginal antes de urinar. Uma mulher aprende assim a valiar suas observações pessoais.
Se existe muco suficiente para ver e recolher, ele deve ser observado com atenção quanto à sua clareza, distensibilidade, mudanças na cor (por exemplo, pode ser até manchado com sangue), ou notando se é pegajoso, com grumos ou com mudanças na quantidade.
O muco altamente fértil tem uma fluidez que permite distendê-lo facilmente e que assegura a presença fora da vagina logo depois de sua produção no colo uterino. Você não tem que examinar dentro da vagina. Confusão pode resultar de proceder assim, porque lá é sempre úmido."*
Regras para evitar a gravidez:
1. durante os dias de menstruação o método recomenda abstinência. Isto porque o muco pode estar presente embora não seja sentido nem observado devido à menstruação.
2. Após a menstruação, se houver período de secura na vulva e ausência do muco cervical, a noite do primeiro dia estará livre para o coito. No dia seguinte à menstruação não se poderá fazer uma análise segura do muco porque as secreções vaginais provocadas pelo coito, juntamente com o sêmen ejaculado, podem confundir a observação, por isso, no dia seguinte ao coito, aconselha-se guardar abstinência. Se no segundo dia após o coito houver novamente secura e ausência de muco, a noite estará novamente disponível, e assim sucessivamente, em noites alternadas enquanto houver secura e ausência de muco no segundo dia após uma relação sexual. Nesta fase as relações conjugais poderão ser feitas de noite, antes de dormir, pois na manhã seguinte a fertilidade poderá já ter voltado. Se o muco aparecer somente por um dia, aconselha-se manter abstinência neste dia e nos 3 dias consecutivos. Se após os três dias, voltar a secura sem que tenha ocorrido o dia ápice, então o casal poderá continuar mantendo a conduta das noites alternadas enquanto houver secura.
3. Se, porém, o muco continuar presente, aconselha-se a abstinência até três dias após o dia ápice. Depois disso, todos os dias (dias e noites) estarão disponíveis até o fim do ciclo. Porém, todos os três dias que sucedem o ápice devem ser de secura e com muco grosso e inelástico, ou ausente. Caso contrário, se num dos 3 dias houver muco liso e distensível, significa que o ápice ainda não ocorreu e que deve-se guardar abstinência ainda por mais três dias após o desaparecimento da umidade e do muco semelhante à clara de ovo cru.
Observações:
1- Se durante qualquer dia ocorrer algum sangramento não menstrual, deverá guardar-se abstinência neste dia e por mais três dias.
2- Em caso de stress grave, aconselha-se a abstinência. Aconselha-se fazer um registro diário das sensações causadas pelo muco e do padrão do muco, anotando a observação mais importante que ocorreu durante o dia (por exemplo umidade ou aparecimento de muco), registrando o dia em que ocorreu o ápice, os três dias consecutivos, etc.
3- Para começar a usar o método, é aconselhável 1 mês de abstinência para que a mulher possa reconhecer com precisão seus padrões de muco. Principalmente se era usuária de hormonais, pois eles alteram drasticamente os padrões e é necessário um tempo para que retornem as características naturais.
Em resumo: tipicamente, para evitar a gravidez, aconselha-se a abstinência durante a menstruação; se houver secura após a menstruação, noites alternadas de abstinência e relações sexuais; quando começam a aparecer os sinais de fertilidade (muco ou fim da sensação de secura na vulva), abstinência até 3 dias após o ápice; depois termina a abstinência.
Durante a amamentação, o método sofre algumas alterações.
*Billings, Eveling; "O Método Billings", ed. Paulus, 1993, pg. 37
Foto de bebê com cerca de 8 semanas de gestação (quase 2 meses)
           
O DOM DA VIDA
A vida humana começa no momento da concepção, momento sagrado em que Deus dá a vida a um novo ser humano.
Com apenas 18 dia após a concepção o pequeno ser humano já possui um coração bombeando sangue a todo seu frágil corpinho e um cérebro que começa a se especializar cada vez mais. com apenas 8 semanas (quase 2 meses), o bebê já possui todos os sistemas corporais funcionando, até mesmo impressões digitais. MÃE, SEU BEBEZINHO possui um coração, possui um cérebro, possui uma alma, tem sentimentos, emoções como qualquer outro bebê já nascido e é SEU FILHO(A), inocente e indefeso. MÃE, AME SEU FILHO(A) E PROTEJA-O(A). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário